terça-feira, 29 de março de 2011

Vou fingir que nem conheço...

Um dia desses lá estava eu caminhando através da floresta, com meu chapéu vermelho e uma cesta de doces na mão...


Mentira, estava de chinelo e debaixo do sol quente de Boa Vista.

Quando, ao longe, avisto um certo cabelo loiro de bicicleta. Ao chegar mais perto, percebi que era a moça do caixa da padaria perto da minha casa. Ela me viu, sorriu (não, nós não temos um caso), e parou ao meu lado. Eu disse boa tarde e ela perguntou porque eu nunca mais fui comprar pão. Meio agoniado pelo calor, respondi apressado, mas sorrindo. Depois de algumas outras perguntas ela foi embora e eu fiquei sozinho com meus pensamentos. Por que ela parou para falar comigo? Ela fazia isso com todos os clientes? Estaria ela me iludindo? Ó, pobre coração...

...

Cof, cof...
Enfim.
Cesta de doces.
Em verdade a verdade vos digo que, depois de um tempo percebi que o que me fazia diferente dos outros era o fato de ser cordial a todo momento. Isso eu falo abertamente justamente por não achar que esse ato seja, de fato, digno de vanglória. Deveria ser uma coisa praticada todos os dias em qualquer lugar por qualquer pessoa. Mas é o que vemos por aí?
Eu respondo. Não.
É sério, a educação está virando coisa rara. A política da boa vizinhança, embora às vezes soe meio falsa, ainda é necessária. Chega de brigas, de silêncio, de falta de educação, de palavrões, xingamentos, raiva e cara fechada. Se pedirem um favor, faça-o. Seja diferente, Dê bom dia, responda os bons dias. Com o tempo isso se torna um hábito e você nem percebe quando e nem como faz. Como eu com a moça da padaria. Ah, a moça da padaria...

Cof, Cof...
Voltando ao texto. Não estou dizendo que devemos dar uma de bom moço e cumprimentar a todos do seu prédio de trabalho, ou todos da rua, ou coisas extremas desse tipo. Apenas digo que algumas palavras ditas para um balconista, por exemplo, não mata e nem queima a língua. É falta de pensamentos como esses que vem rebaixando a nossa sociedade a um bando de mal educados que se mostram totalmente aversos a pessoas fora do seu campo emocional. Já pararam para pensar como algumas palavras,um aperto de mão, ou uma simples piscada pode elevar seu bom humor ou até sua auto-estima? As outras pessoas ao seu redor também sentem isso, pratique o ato saudável da boa educação. Pro seu próprio bem, pois um cara cordial se torna uma pessoa mais fácil de se conviver, acredite.

Cara, preciso comprar pão!

13 comentários:

  1. Parabéns! Consegue dar uma lição de moral com bom humor! Gostei! :)

    ResponderExcluir
  2. mto bom manin (Y) gostei mtoo kra!! e ahh! a moça da padaria (Y) continue iluminando nossos pensamentos kra! tu tah indo mto bem

    ResponderExcluir
  3. nossa, muito bom! Continue assim :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, muito bem escrito e interessante, não continue assim, melhore! Mas continue a iluminar nossos juízos...=*

    ResponderExcluir
  5. tu escreve mt bem, eu amei todos os post *-* (não é pra ficar se achando não u.u), parece que cada coisa que tu escreve é falando diretamente pra gente. consegue realmente iluminar nossos juizos! parabéns, continue assim (:

    ResponderExcluir
  6. EHUHSIOUEHOISUHE, eu não me acho não, relaxa :R

    ResponderExcluir
  7. parabéns pela capacidade de escrever textos tão bons. ameei todos *--*

    ResponderExcluir
  8. - ameei *-* ce consegue fazer nós refletirmos.
    parabeens, SHUAHSUA

    ResponderExcluir
  9. Olá, quero dizer que admiro sua iniciativa e que seus textos são legais, porém vi que vc é cristão e como tal senti falta de uma palavra do senhor para refrigerar a alma de seus visitantes, pois devemos pregar a palavra do senhor a toda a criatura.
    Sou amigo do seu pai e de sua mãe. sou bombeiro evangélico. Abraço
    Nazario

    ResponderExcluir
  10. é Nazário, e você como tal, sabe que tudo o que é do Senhor afasta as pessoas que ainda não O tem. Então eu estou esperando o momento certo de trazer algum texto baseado na Palavra. Não vai ser como uma pregação, e sim tendo um texto-base evangélico. Aguarde. Obrigado :D

    ResponderExcluir
  11. adorei viu :D
    o bom humor trazendo uma lição ér otimo :*
    http://brendahpereira.blogspot.com/
    esse é o meu blog se puder entrar la bjs :D

    ResponderExcluir