quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Flor ou Espinho?

Há dias eu já sei qual é o tema de hoje, só não sabia como começar. E infelizmente continuo sem saber. Mas vou tentar improvisar.
Bom, eu estou lendo um livro, e nele existe um questionamento que eu acho que todos deveríamos fazer. Caro leitor, o famosíssimo Grand Canyon é uma obra-prima da natureza ou somente um buracão? Cuidado, a resposta dessa pergunta diz muito sobre você. Afinal, o Grand Canyon é uma obra-prima da natureza, porém, é, ao mesmo tempo, um buracão. Não se trata de otimismo ou pessimismo, mas da pura e simples realidade.
Existe um dito popular que nos afirma sabiamente: "Tudo em excesso faz mal." Faço minhas essas palavras. Aplicando no nosso contexto, podemos dizer que há momentos em nossa vida que parece que tudo vai mal, que tudo está cinza, que o mundo exala tristeza. Nessas horas, reflita. Pense se realmente tudo está como parece ser, porque às vezes só vemos um buracão.
Em outros momentos, tudo está às mil maravilhas. Hipoteticamente, imagine que está com alguém que ama muito e quer viver com ela para sempre, mas por suas costas, ela lhe trai. Mas você está tão cego e admirado pela beleza da obra-prima da natureza que não consegue perceber. Por isso, não podemos seguir vendo ou uma coisa ou outra, devemos enxergar a situação como um todo. Nada é perfeito, assim como nada é totalmente privado de coisas boas. Se não formos imparciais, alguma coisa vai dar errado. Temos de ter ser críticos em tudo o que fazemos: escola, trabalho, relacionamento, etc.
Somos seres humanos, passíveis de erro e todo mundo sabe, porém não os enxergamos, ou, exergamos demasiadamente. E é exatamente esse o nosso maior erro. A maioria das pessoas só faz um ou outro, e proponho mudarmos isso. Analise sua vida. Em quantos momentos você foi imparcial em problemas ocorridos com si próprio? E em quantos momentos você se sentiu vítima? E em quantos outros achou que estava com a razão? Não podemos mais continuar com esse prisma. Repito: nada é ruim demais. Ouçam, estudem, comparem, cheguem a uma conclusão exegeta e só então decidam o que fazer. Não andem às cegas, seja de felicidade ou tristeza.
Quando sentirem que o mundo é um buraco, pensem bem, olhem com atenção e vejam que lá no fundo existe uma flor que anula todo o abismo.

4 comentários:

  1. Nossa... Muito bom por favor naum pare de escrever seus textos são otim (y ... ajuda bastante

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. òtimo ! Não pare de escrever seus textos, eles ajudam muito ² *-*

    ResponderExcluir